O que são esmaltes Hipoalergênicos ou 3Free?

out 17

O que são esmaltes Hipoalergênicos ou 3Free?

Olá meninas tudo bem? O post de hoje é um breve resumo do que são esmaltes hipoalergênicos e os efeitos de substâncias tóxicas em sua composição, espero que gostem! ;)

As palavras hipoalergênicos e 3Free, estão cada vez mais em evidência no mundo dos esmaltes. Elas se referem a esmaltes livres de Tolueno, Formaldeído e DBP (substâncias tóxicas ) em sua composição, ou seja, são esmaltes livres destas substâcias que podem desenvolver reações alérgicas. Mas afinal, o que são e para que servem o Tolueno, Formaldeído e DBP?

Tolueno: solvente comumente encontrado na formulação de esmaltes por ser mais barato, tem função de melhorar a aplicação e de secagem rápida.

Formaldeído (Formol): tem como função dar maior durabilidade ao esmalte, um dos principais causadores de alergia, o formol tem uso controlado pela ANVISA em cosméticos, sendo proibido na utilização de alisamento capilar.

DBP (Dibutyl Phthalate): Usado como plastificante para maior durabilidade e flexibilidade ao esmalte, o uso de DBP é proibido em alguns países europeus. Em contato com a água, pode ser absorvido pela pele (ao lavar as mãos, por exemplo).

De forma geral, se inalados, ingeridos ou em contato com a pele, os sintomas de alergia a esses produtos são irritação nas pálpebras, vermelhidão e descamação dos dedos, também pode causar irritação no sistema respiratório. Todos são cancerígenos, mas vale lembrar que quem tem maior contato com essas substâncias, como manicures por exemplo, tem mais chances de apresentar alguma reação alérgica ao longo do tempo. Para meninas que não tem tolerância a esses componentes, a alergia pode desencadear ao primeiro contato. Se você perceber que tem alergia, deve ficar um período sem usar esmaltes e procurar um dermatologista  para orientá-la quanto ao tratamento mais indicado para seu caso.

Alergia Esmaltes

Alergia a Esmaltes

O mercado nacional de esmaltes já está se adequando, implantando ou ampliando linhas de esmaltes hipoalergênicos (0/), acredito que em pouco tempo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tenha tolerância zero a esse trio de vilões na fabricação de esmaltes.

Esmaltes Risqué Hipoalergênicos

Esmaltes Colorama Hipoalergênicos

Esmaltes Revlon Hipoalergênicos

Algumas marcas de  esmaltes hipoalergênicos/3Free disponíveis na Loja Esmalte Bonito:

Esmaltes DNA Italy Tox Free

Esmaltes Top Beauty 3 Free

Esmaltes Lapogée 3 Free

Esmaltes Penélope Luz 3 Free

Mas e aí, hipoalergênico e 3Free é a mesma coisa? Sim, pois hipoalergênico significa que o esmalte é livre de substâncias que podem desencadear uma alergia e 3Free também, por se referir das três substâncias citadas acima (Tolueno, Formaldeído e DBP).

Nós apoiamos que todas as marcas deveriam ser totalmente 3Free e vocês?

Beijos ;)

Gostou? Então compartilhe!

 

Receba novidades da Esmalte Bonito por e-mail

16 comentários

  1. fatima /

    Post maravilhoso! Por favor dá dicas de cores de esmaltes nude e cores mais fortes para peles amareladas e um pouco marrom.Bjos

    • Brenda /

      Olá Fatima,

      Obrigada pela sugestão, dica anotada ;)

      Grande Beijo

  2. Renata /

    Já usei este Revlon escrito em letras prata e o de tampa prata e tb me tive alergia . Ultimamente só o O.P.I uso com sucesso. Tb deixo a dica a linha da Beauty Lab NÃO e hipoalergenico…bjs

  3. Adorei seu blog.

    Estou maravilhada com as coleções e cores de esmaltes. Minha filha e alérgica e então passei usar tb, pois descobri q qd passava o esmalte comum ao mexer com ela a alergia vinha. Estou precisando saber onde encontro essas cores bonitas e diferentes.

    Desde já agradeço.

  4. Eli /

    Em realidade estes que nao sao 3 free e contem estes 3 ingredientes sao toxicos e cancerigenos. Isto esta comprovado por pesquisas em paises europeios onde foram banidos desde 2005 e nos EUA desde 2007. Acorda Brasil!

    • Greice /

      Verdade, acorda Brasil! Triste situação :( Fora que vivemos no país dos impostos e da corrupção :(

  5. Janaína /

    Eu tenho alergia até os hipoalergênicos e irei testar o esmalte ECLAT Alergoshop é 7-free pois não tem DBP,tolueno,formaldeído, cânfora, conservantes e petrolatos.Espero que esse não me cause alergia.

  6. Gracy Kelley Verbinenn /

    Os esmaltes da Mary kay também são hipoalergênicos, alem de alta duração tem cores lindas.

  7. Marlusi /

    Oi, tenho unhas fracas que escama e são molinhas sofro muito com isso.
    Já fiz a base com alho e cravo, já passei olhosde ttratamento, bepantol, azeite de oliva com limão tomei vários tipos de vitaminas mas nada do que pode ser? Teria uma dica de algo que resolva amo unhas compridas mas a minha quando cresce um pouquinho já erá sofro muito com vergonha de mostrar minhas mãos. Se puder me ajudar serei muito grata beijos.

  8. rosmari da silva ferreira /

    Adorei as dicas, pq tenho alergia d esmaltes e eu achava q so eram os esmaltes d avon q eram anti-alergicos.

  9. sou alergica a esmalte e gosto muito de fazer pe e mao, mas nao encontro esmaltes claros hipoalegenicos……..

  10. Gostaria de saber se estes novos esnaltes da RISQUÉ que sta saindo dizendo ser Hipoalergenico, é garantido, pois ja tive reaçoes fortes, não dar pra ler de contem os produtos que fazem mal.
    Preciso usar com segurança
    Obrigada
    Hortência Pedrosa

  11. Preciso saber de e garantido o uso pra quem é alérgico.

  12. Juliana /

    No site da risque não fala que os esmaltes hipo alergenico são livres de Dbp.
    Acredito que sejam livres somente dos 2 primeiros itens

  13. Maria Aparecida Gama da silva /

    Alguém sabe me informar se o gel effect esmalte dá Hinode cosméticos também é hipoalergênico?

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>