Dicas para Cuidar dos Pés

out 11

Dicas para Cuidar dos Pés

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Hoje vamos ter um post um pouquinho diferente. Vamos falar sobre os nossos pés. Falamos sempre das unhas das mãos, mas pouco falamos sobre nossos pés, não é mesmo? E isso tem que mudar, afinal, são eles que nos aguentam o dia inteiro, não é verdade?! Nossos pés merecem uma atenção especial, já que são os responsáveis por carregar o peso do nosso corpo, às vezes com sapatos apertados e fechados ao longo de todo o dia. E isso sem falar do salto alto!

Não é difícil dedicar um pouquinho do seu tempo para esta parte do nosso corpo, afinal, recursos não faltam, e a maioria deles está bem perto de nós.
Por exemplo: Um hidratante. Quem aí já foi dormir várias vezes (pra não dizer quase todo dia) sem passar ao menos um hidratante no corpo? Quem dirá nos pés.

Gente, hidratação é tudo quando falamos em pés. Sem ela, os pés podem se tornar ressecados, podem apresentar fissuras (rachaduras) que, além de ser feio pros nossos olhos, podem até sangrar, formar feridas, imaginem só! E tudo isso pode ser evitado com um simples ato de passar um hidratante ao dormir. Eu digo ao dormir, pois durante o dia, passamos a maior parte do tempo com algum tipo de calçado, então o atrito dos pés com o calçado, não deixa que o hidratante triunfe dentro de sua pele, você vai perder um pouco do produto pra sola do sapato. Mas nada impede que você use, eu apenas prefiro usar durante a noite, por uma questão de aproveitamento do produto e também pra não escorregar os pés nas sandálias, como já aconteceu comigo uma vez kkkkk.

Então, a hidratação eu considero ser a principal dica pra cuidar dos pés. Agora, tem uma outra coisa importantíssima nesse assunto. Como cortar as unhas dos pés? Muitas mulheres se queixam das famosas unhas encravadas. Quem aí não conhece alguém que sofre deste mal? Acho que todas nós conhecemos, não é verdade?! Mas isso se dá por alguns fatores que também podem ser evitados, como por exemplo, o uso de sapatos apertados. Gente, se não cabe o pé lá dentro, não usa! Tadinho do seu pé!

Outro fator responsável pelas unhas encravadas é a própria herança genética da unha. Vocês sabiam que as unhas dos pés são classificadas de acordo com o seu formato? Pois é meninas, existem diferentes tipos de unhas. Vou mostrar algumas pra vocês:

Tipos de Unhas dos Pés

Tipos de Unhas dos Pés

Tipos de Unhas dos Pés

Tipos de Unhas dos Pés

E aí? Já identificaram qual é o seu tipo? Eu tenho unhas do formato Torquês, mas acreditem se quiser, eu não tenho problemas com encravamentos, graças à Deus, e graças também ao modo como eu as corto. Aprendi desde pequena que não se deve cortar os cantinhos das unhas. Meus pais me alertavam sempre que me viam cortando as unhas dos pés. E gente, ouçam o conselho de seus pais, eles sabem tudo! Rsrs.

Eu realmente não corto os cantinhos, como eles tendem a ficarem um pouco enterradinhos nas laterais, eu os deixo crescer até saírem pra fora da carninha, aí então vou lá com meu alicate de unhas e faço um corte reto. Bem reto mesmo, o máximo que eu consigo. Aí depois dou uma lixadinha pra não enroscar nas meias. Mas é bem simples, assim ó:

Maneira Correta de Cortar as Unhas dos Pés

Maneira Correta de Cortar as Unhas dos Pés

Deu pra entender com a figura, gente? Os cantinhos ali não devem ser cortados. Se você já está acostumada a cortá-los, tente, de agora em diante, não fazer mais isso. Vá aos poucos deixando o corte reto. Isso evita que as unhas se encravem na carninha e você tenha que ir a um podólogo pra cortar. Ah! Importante, se sua unha está encravada, não é a sua pedicure quem tem que fazer este serviço não viu, é o podólogo! Eles são os profissionais preparados pra justamente cuidar da saúde de seus pés e unhas. A pedicure cuida do embelezamento de seus pés. Entenderam a diferença? Principalmente pras pessoas cujo formato é o caracol, aí é complicado pra cortar, é melhor ir a um profissional mesmo e evitar dores futuras. As pedicures são capacitadas sim, mas para unhas que não estejam encravadas, ok?

Bom, agora que você conhece o formato de sua unha, que você sabe como deve cortar, (ou quem deve cortar), já é meio caminho andado pra você cuidar de seus pés. Basta lembrar-se de:

  •  Usar sapatos com salto baixo, assim o peso do corpo fica melhor distribuído entre o calcanhar e a ponta dos pés, diminuindo sensivelmente as dores no final de um dia de trabalho;
  • Evitar também sapatos apertados, para não causar joanetes, calos, etc;
  • Lixar os pés (isto deve ser feito no máximo duas vezes por mês, pra evitar que o crescimento da pele seja estimulado, se você lixar muito, a pele pode crescer ainda mais, e o efeito desejado será o contrário, ok? Prefira um creme esfoliante);
  • Usar sempre meias de algodão, pois absorve a transpiração e evita a proliferação de fungos e bactérias que provocam as micoses e chulés;
  • Quando for para a piscina, ou para a praia, faça os pés no mínimo três dias antes, para que eles resgatem suas defesas, afinal, unhas sem cutículas perdem a defesa natural, e assim a porta para os microorganismos está aberta, fique alerta!;
  • Antes de dormir, passe um creme hidratante e faça uma massagem nos seus pés. Gente, isso é muito relaxante, é uma delícia.

Enfim, são várias as dicas pra você cuidar bem de seus pés, basta ter paciência, carinho e dedicação. Eu mesma cuido dos meus pés há anos, e não tiro as cutículas. Se você hidratar direitinho, elas se comportam como as das mãos, ficam ali quietinhas e não dão trabalho na hora de esmaltar. Acho, inclusive, que minhas cutículas dos pés são bem mais comportadas do que as das mãos rsrs.

Então é isso meninas, cuidem de seus pezinhos, eles merecem!!!

Pra terminar, uma foto do meu pé, pra vocês verem como é possível você mesma cuidar e ter pés apresentáveis rsrs.

Maneira Correta de Cortar as Unhas dos Pés

Maneira Correta de Cortar as Unhas dos Pés

Nesta foto estou usando o esmalte Beijo da Risqué.

Bom, espero que tenham gostado! Desejo a todas um ótimo dia e até a próxima semana!

Gostou? Então compartilhe!

 

Receba novidades da Esmalte Bonito por e-mail

5 comentários

  1. Ivanise /

    Oi, Eva!
    Adorei ler essas dicas!
    Minha mãe sempre me disse para não cortar os cantinhos! Conselho de mãe a gente não esquece, né?!
    O que preciso ter mais atenção é a hidratação… Esqueço mesmo! Rsrsrs!!!
    Bjks,
    Iva

    • Eva Super /

      Sim, amiga! Conselho de mãe é pra sempre!!! Capricha aí na hidratação hein!!!
      Kisses

  2. Franci Pacheco /

    adorei todas essas dicas *-*

  3. Jacquelina /

    Tenho que seguir essa do creme antes de dormir.. meus pés são ressecados e tenho que cuidar mais! Ótimas dicas Eva!

Escreva um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>