Validade dos Esmaltes
jun 21
Olá meninas, tudo bem?
Esses dias, eu e a Greice estávamos questionando o porquê encontramos marcas de esmaltes nacionais a venda com a data de validade próxima do vencimento (meio revoltadas até), então lembrei que tinha pesquisado e encontrei no blog LPE muitos esclarecimentos ditos pela farmacêutica Hannah Ralha sobre a validade dos esmaltes importados, que é bem diferente dos nacionais, e pensei, porque não fazer um post? Então lá vai…
No Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), também é o órgão responsável por regular a validade dos esmaltes, embora não tenha muito conhecimento por cosméticos, acaba por ser tão rigorosa como é em relação aos medicamentos, deste modo o período máximo de validade aceito pela Anvisa é de 3 anos. Portanto no Brasil, temos a data de validade dos produtos pré-definida, geralmente descritas pelo lote de fabricação, mês e ano de validade.
Mas também, é possível encontrar esmaltes importados comprados aqui, com o mesmo padrão de validade, mês e ano de vencimento.
Já as empresas de esmaltes importados trabalham com o chamado PAO, (Period After Opening), período depois de aberto, ou seja, a validade é indicada pelo desenho de um potinho aberto indicando os meses, esses meses começam a contar a partir da primeira vez em que o esmalte é aberto. A média de validade desses esmaltes é de 30 meses, que corresponde a dois anos e meio.
Uma dúvida comum, é quando o esmalte decanta o que nem sempre significa que ele esta vencido, segundo a farmacêutica Hannah Ralha que esclareceu muitas dúvidas na postagem que o LPE fez sobre o tema, o esmalte pode decantar porque as ligações químicas entre os solventes que o compõe se desfizeram. Seja pelo calor, seja pela incidência de luz, ou seja pelo tempo! Os solventes não são totalmente solúveis um no outro e isso faz com que eles se separem. O mesmo serve para a questão de mudança de cor de alguns esmaltes. Em determinadas condições de temperatura, luminosidade, ou a fórmula do produto, o esmalte pode mudar de cor, isso acontece porque ele não é estável neste ambiente. Por exemplo, a OPI diz que um esmalte dura para sempre, mas ele dura para sempre nas condições de temperatura da Europa e EUA. Nós aqui temos uma temperatura média muito mais alta! É normal acontecer isso!!
Outra pergunta frequente é se pode ou não usar esmalte vencido, pode usar desde que não se perceba nenhuma alteração em sua composição, cor e cheiro. Eu mesma já utilizei um esmalte lindo da O Boticário, que havia vencido há um mês, e que não apresentou nenhuma alteração e também não houve nenhuma reação em minhas unhas, mas vale lembrar que essa foi a minha experiência né?!
Caso a cor do esmalte tenha mudado e sua composição tenha ficado meio grudenta, não é aconselhável o uso, pois não sabemos qual reação química ocorreu.
É aconselhável adicionar ao vidrinho de esmalte óleo de banana ou até mesmo uma gotinha de acetona quando o esmalte fica muito grosso.
É muito importante que não se jogue esmalte em água corrente (pias ou vasos sanitários), ou no solo, pois os produtos químicos em sua composição, podem contaminar a água, o interessante seria colocar o esmalte em papel absorvente (papel higiênico ou papel toalha), esperar secar, então colocar para o lixo reciclável, ou em uma sacolinha separada.
Espero que tenham gostado
aaiii.. adorei as informações! Pior que teve um ano que comprei e ganhei um monte… agora estão todos para vencer… =/
Beijos
Olá Mayume,
É ruim mesmo quando nossos queridinhos estão prestes a vencer né?!
Que bom que você gostou das dicas, agora podemos ficar mais ligadas à validade dos esmaltes
Beijos
Otima dica..Super Recomendo!!
Ola, Preciso de uma ajuda, em qual pagina você verificou a validades de 3 anos de esmalte segundo a ANVISA?
Olá Graciela,
No site da Anvisa, mas agora não estou lembrada a página, foi complicadinho para achar.